A erosão do solo é um problema mundial, e embora seja mais sério nos países em desenvolvimento, atualmente tem sido motivo de preocupação nos países tecnologicamente adiantados... Hoje em dia estuda-se atentamente a erosão dos solos, tanto nos países desenvolvidos, como nos países tropicais.
O problema sempre teve sempre esteve associado à agricultura em regiões tropicais e semi-áridas, mas nos últimos anos ela tem atingido também áreas climáticas diferentes nos países desenvolvidos, não só em áreas agrícolas, mas também naquelas destinadas à recreação.
A erosão dos solos é um problema político, econômico e social. Os motivos da erosão, especialmente da chamada erosão acelerada, estão intimamente relacionados com as atividades humanas, e por este motivo, a intervenção do Estado não pode deixar de levar em conta as contradições existentes na própria sociedade.
Os motivos da erosão são devidos ao intenso uso da terra, as técnicas agrícolas modernas e maquinários não são adaptados a realidade dos países em desenvolvimento muitas das vezes elas que causam a degradação dos solos.
A erosão reduz o teor de matéria orgânica, diminuindo sua fertilidade; com isto reduz-se também sua capacidade de retenção de umidade, bem como diminuem a porosidade e a infiltração de água no solo. Os agregados quebram-se com mais facilidade, com o impacto das gotas de chuva, e formam-se crostas na superfície do solo, diminuindo as taxas de infiltração e aumentando o escoamento superficial. Isso tudo implica em um aumento das taxas de erosão.
Erosão do solo eleva ameaça do Aquecimento Global
O aquecimento global ficará pior à medida que a agricultura acelerar a taxa de erosão do solo, reduzindo a quantidade de carbono que o solo é capaz de armazenar, informou o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) nesta segunda-feira (13).
O solo contém quantidades enormes de carbono na forma de matéria orgânica, que fornece os nutrientes para o crescimento das plantas e melhora a fertilidade da terra e o movimento da água.
A faixa mais superficial do solo armazena sozinha cerca de 2,2 trilhões de toneladas de carbono -- três vezes mais que o nível atualmente contido na atmosfera, informou o Livro do Ano 2012 do Pnuma. "O carbono do solo é facilmente perdido, mas difícil de ser reposto", diz o relatório.
Exemplo de Contaminação do Solo
Source: Youtube;
WICANDER, R., MONROE, J.S. - Fundamentos de Geologia;
REPORTAGEM G1 - Erosão do solo eleva ameaça do aquecimento global, afirma ONU;
Nenhum comentário:
Postar um comentário