quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Natureza e Matemática








Artistas e arquitetos utilizaram desde a antiguidade muitas propriedades matemáticas e arquitetônicas:  poderíamos exemplificar simplesmente pela observação do refinado uso de proporções pelos arquitetos do Antigo Egito, Grécia, Roma e artistas como Michelangelo, Da Vinci e Rafael.
Mas o mais surpreendente é que muitas dessas propriedades matemáticas desenvolvidas, também estão presentes na natureza. Poderíamos encontrar inúmeros casos. Nesta animação foram mostrados três: A Espiral e a Série de Fibonacci, Proporção e Ângulos Áureos, A Triangulação de Delaunay e as Pavimentações de Volonoi.

Ficheiro:NautilusCutawayLogarithmicSpiral-withGoldenSpiral.jpgNa espiral da concha do Nautilus, por exemplo, pode ser facilmente percebida a sequência de Fibonacci. A composição de quadrados com lados de medidas proporcionais aos números da sequência mostram a existência desta sucessão numérica nesta peça natural.
O primeiro quadrado terá os lados com medida 1, o segundo também, o terceiro terá os seus lados com medida 2, o quarto com medida 3, o quinto com medida 5, o sexto com medida 8 e, assim, sucessivamente.

A natureza está em tudo!


Autoras: Alexia Luz e Bárbara Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário